A seleção do ano pode ser utilizada para limitar o conjunto de esferas (pessoas ou figuras) e arestas (relações) apresentados na rede. Por defeito, é apresentada a rede na sua totalidade, ou seja, todas as pessoas mencionadas nas listas de Pessoa entre 1913 e 1935, bem como as suas ligações, caso estas surjam indicadas em conjunto nas listas. Se for selecionado um único ano, a visualização é reduzida às ocorrências de figuras no respetivo ano. Em segundo plano, todas as figuras continuam a ser apresentadas, mas sem ligações e a cinzento. A opção "Ano" é uma das várias opções de seleção para a visualização da rede.
As arestas da rede indicam que as pessoas foram mencionadas em conjunto nas listas de projetos editoriais de Pessoa. Para mais informações sobre a representação das arestas ver Arestas, Espessura.
A espessura das arestas na rede mostra a frequência com que as pessoas foram mencionadas em conjunto nos documentos. A espessura mínima das arestas é de 1 pixel (para uma menção conjunta). Por cada menção conjunta adicional, a espessura da aresta aumenta 1 pixel.
As esferas da rede representam pessoas identificadas pelos seus nomes. Todas as pessoas mencionadas numa lista editorial do espólio de Pessoa entre 1913 e 1935 fazem parte da rede. Para mais informações sobre a representação das esferas Esferas, tamanho e Esferas, cor.
Clicar duas vezes numa das esferas reduz a visualização da rede à esfera selecionada e todas as ligações a esferas vizinhas. Clicando duas vezes novamente numa das esferas, regressa-se à visualização normal da rede. Para obter mais informações sobre as esferas consulte Esferas, Esferas, tamanho, Esferas, cor e Esferas, passar o cursor.
A cor das esferas na rede indica se uma pessoa é real (azul escuro) ou ficcional (azul turquesa). Ficcionais são, por um lado, figuras literárias como "Hamlet", mas também heterónimos de Pessoa, nomes que ele próprio inventou. O próprio "Fernando Pessoa" é aqui assinalado como real, embora também possa ser entendido como uma figura ficcional em partes da obra e da sua conceção. No âmbito desta rede, decidiu-se, em qualquer dos casos, por apenas um estatuto para cada nome, embora se possa analisar esta questão com maior detalhe.
O tamanho das esferas da rede é de, pelo menos, 2 pixéis, pelo que os nomes de figuras que não ocorrem num determinado ano ou período, mas que fazem parte da rede global, também são apresentados, mas em segundo plano. Para todos os nomes de figuras que ocorram pelo menos uma vez num documento aplica-se a seguinte fórmula: 2 + log2(tamanho). O "tamanho" indica a frequência de ocorrência: se uma figura é mencionada em 5 documentos diferentes, o tamanho=5. log2 é o algoritmo de base 2. Este cálculo foi utilizado para que as esferas da rede não diferissem demasiado em tamanho entre si. Caso contrário, a rede seria de difícil leitura.
Se passar o cursor do rato sobre uma esfera da rede, a própria esfera e todas as arestas que partem diretamente dela são realçadas a vermelho. Isto destina-se a facilitar a visualização das outras figuras às quais a figura selecionada está diretamente ligada. Mais informações sobre as esferas podem ser encontradas em Esferas, Esferas, tamanho; Esferas, cor e Esferas, clicar duas vezes. Esferas, Esferas, tamanho, Esferas, cor e Esferas, clicar duas vezes.
Com o botão "Mostrar Nomes" pode definir se os nomes devem ser apresentados enquanto etiquetas das esferas ou não. Por defeito, os nomes são apresentados. A opção "Mostrar Nomes" é uma das várias opções de seleção para a visualização da rede.
Com a opção "Mostrar Todos os Nomes" é possível definir se as figuras ou nomes mencionados apenas isoladamente numa lista – e que, portanto, surgem enquanto esferas na rede, mas sem ligações com outras figuras/nomes – devem ser apresentados. O facto de uma figura ocorrer isoladamente pode mudar consoante a seleção do período ou ano. Por defeito, todos os nomes são apresentados. A opção "Mostrar Todos os Nomes" é uma das várias opções de seleção para a visualização da rede.
Para alterar a área em que a rede é visível, pode movimentar-se na janela do browser. De momento, ainda não é possível deslocar toda a rede com o cursor.
Por defeito, é apresentada a rede na sua totalidade. A visualização pode ser alterada utilizando as opções de seleção na margem esquerda da janela. Estão disponíveis as seguintes opções: Ano , Periodização A, Periodização B, Visualização, Mostrar Nomes, Mostrar Todos os Nomes, Mostrar Lista de Nomes. A visualização da área com as várias opções de seleção pode ser ligada ou desligada através do ícone com três traços no canto superior esquerdo. Se movimentar o cursor para baixo, a área das opções de seleção acompanha esse movimento.
A opção "Periodização A" pode ser utilizada para limitar o conjunto de esferas (pessoas ou figuras) e arestas (relações) apresentados na rede. Por defeito, é apresentada a rede na sua totalidade, ou seja, todas as figuras mencionadas nas listas de Pessoa entre 1913 e 1935, bem como as suas ligações, caso ocorram em conjunto nas listas. Se for selecionado um único período, a visualização é reduzida às ocorrências de figuras no respetivo período. Em segundo plano, todas as figuras continuam a ser apresentadas, mas sem ligações e a cinzento. A opção "Periodização A" é uma das várias opções de seleção para a visualização da rede.
A periodização A contempla três períodos de tempo que, no seu conjunto, abrangem o período de 1913 a 1935. Em 1913, Pessoa concretiza as primeiras publicações importantes da sua obra literária. 1935 é o ano da sua morte.
1913-1918: entre 1913 e 1918 foram escritas e parcialmente publicadas obras decisivas da primeira geração do Modernismo Português, sobretudo em revistas como Orpheu (1915) ou Portugal Futurista (1917).
1919-1927: de 1919 a 1927, Pessoa dedicou-se a vários projetos de publicação individuais, nomeadamente através da editora que fundou, Olisipo (1921-1923), ou da revista que editou, Athena (1924-1925).
1928-1935: 1928 é um ano de rotura na receção da sua obra, provocada por um forte interesse demonstrado pela segunda geração modernista, a dos editores da revista Presença. Entre 1928 e 1935, Pessoa trabalha mais intensamente que nos anos anteriores na sua obra poética e no Livro do Desassossego, preparando estas obras para uma publicação em livro que nunca concretizou.
A opção "Periodização B" pode ser utilizada para limitar o conjunto de esferas (pessoas ou figuras) e arestas (relações) apresentados na rede. Por defeito, é apresentada a rede na sua totalidade, ou seja, todas as figuras mencionadas nas listas de Pessoa entre 1913 e 1935, bem como as suas ligações, caso ocorram em conjunto nas listas. Se for selecionado um único período, a visualização é reduzida às ocorrências de figuras no respetivo período. Em segundo plano, todas as figuras continuam a ser apresentadas, mas sem ligações e a cinzento. A opção "Periodização B" é uma das várias opções de seleção para a visualização da rede.
A periodização B contempla quatro períodos de tempo que, no seu conjunto, cobrem o período de 1913 a 1935. Em 1913, Pessoa realiza as primeiras publicações importantes da sua obra literária. 1935 é o ano da sua morte.
1913-1915: entre 1913 e 1915 foram escritas as primeiras obras da poesia heteronímica e publicadas obras decisivas da primeira geração do modernismo português, nomeadamente na revista literária Orpheu (1915).
1916-1919: Os anos de 1916 a 1919 são marcados por um importante desenvolvimento e amadurecimento da obra poética e em prosa de Pessoa, ocupando novas revistas coletivas, como Portugal Futurista (1917), uma importância decisiva no campo das publicações.
1919-1927: de 1919 a 1927, Pessoa dedicou-se a vários projetos de publicação individuais, nomeadamente através da editora que fundou, Olisipo (1921-1923), ou da revista que editou, Athena (1924-1925).
1928-1935: 1928 é um ano de rotura na receção da sua obra, provocada por um forte interesse demonstrado pela segunda geração modernista, a dos editores da revista Presença. Entre 1928 e 1935, Pessoa trabalha mais intensamente que nos anos anteriores na sua obra poética e no Livro do Desassossego, preparando estas obras para uma publicação em livro que nunca concretizou.
A opção "Visualização" pode ser utilizada para definir a extensão da rede no ecrã. Selecionando a opção "muito próximo", a rede é apresentada numa área mais pequena, o que facilita a visualização global. No entanto, algumas das esferas e das ligações individuais não são, com esta opção, imediatamente reconhecíveis. Selecionando a opção "muito afastado", a rede é distribuída de tal forma que pode não ser visível na totalidade, mas diversos campos individuais podem ser visualizados mais detalhadamente. Entre estas duas opções encontram-se as opções intermédias "próximo" e "afastado". A opção "Visualização" é uma das várias opções de seleção para a apresentação da rede.
O espólio do poeta português Fernando Pessoa (1888-1935) contém inúmeras listas de projetos editoriais. Estes projetos contrastam com apenas algumas publicações efetivamente concretizadas durante a sua vida. Daqui resulta um contraste entre as dimensões potencial e real na produção literária do autor. Esta tensão é ampliada pelo facto de Pessoa ter escrito, ou planeado escrever, sob vários nomes de autor, cerca de 120 no total. Os nomes Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, a que o autor chamou heterónimos, desempenham um papel particularmente importante na obra de Pessoa e nos seus projetos editoriais.
Os blocos de notas, páginas de cadernos e outros papéis soltos do espólio de Pessoa, nos quais o poeta registava os seus projetos, manuscritos ou datilografados, são objeto de edição digital, desenvolvida inicialmente através de uma cooperação entre o Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (IELT) da Universidade Nova de Lisboa e o Cologne Center for eHumanities (CCeH) da Universidade de Colónia, e que se encontra disponível em pessoadigital.pt.
Os documentos estão codificados em TEI, registando as ocorrências de nomes e identificando as pessoas ou figuras por detrás dos nomes. As imagens apresentadas em seguida mostram um exemplo de fac-símile, bem como a transcrição de uma lista de projetos editoriais de Fernando Pessoa:
Documento BNP/E3 8-3v do espólio de Fernando Pessoa
Transcrição do documento BNP/E3 8-3v, com o nome “Alberto Caeiro“ destacado
As ocorrências de nomes nos projetos editoriais de Pessoa são aqui analisadas com o apoio de uma visualização interativa em rede, a fim de permitir uma análise do modo como se desenvolve ao longo do tempo o universo de pessoas e figuras que Pessoa concebeu nos seus escritos. Para o efeito, foram contemplados 247 documentos, 188 dos quais contêm nomes. Nestes documentos são mencionadas 659 pessoas diferentes, o que resulta em 21.880 menções individuais de nomes. As visualizações individuais mostram pessoas históricas e figuras ficcionais do universo de trabalho de Pessoa. É analisada a ocorrência dos nomes nos projetos editoriais do poeta ao longo do tempo (de 1913 até à sua morte em 1935).
Os dados da rede foram gerados a partir dos documentos TEI, utilizando XSLT, e estão disponíveis em formato JSON. Os dados JSON estão disponíveis no repositório GitHub do projeto de edição. A visualização interativa foi criada com a biblioteca D3, adaptando um esquema de rede de Mike Bostock e acrescentando outras funcionalidades (Force Layout with Mouseover Labels).
O tamanho das esferas indica a frequência com que os nomes próprios são mencionados nos documentos. A espessura das arestas da rede indica a frequência com que os nomes ocorrem juntos nos documentos: quanto mais frequente for a ocorrência conjunta mais espessas serão as linhas na visualização. As funcionalidades centrais da utilização da rede são as opções de seleção que dizem respeito à cronologia das ocorrências de nomes. Assim, além de uma visualização global, a rede também pode ser apresentada para ocorrências em anos específicos. Além disso, é possível uma visualização por períodos (por exemplo 1919-1927). Uma vez que existem propostas concorrentes nos estudos sobre Pessoa para uma periodização da obra, são oferecidas duas divisões diferentes em períodos cronológicos. Desta forma, torna-se possível examinar criticamente o desenvolvimento do universo de pessoas e figuras do poeta, tal como por este apresentado nos projetos editoriais.
Pedro Sepúlveda e Jorge Uribe são responsáveis pela transcrição e edição dos documentos do espólio de Fernando Pessoa. Os dados JSON para a rede foram gerados por Ulrike Henny-Krahmer a partir das transcrições em TEI da edição digital. A visualização D3 baseia-se no "Force Layout with Mouseover Labels", originalmente desenvolvido por Mike Bostock e disponível ao abrigo da GNU General Public License, versão 3. O layout foi adaptado por Sviatoslav Drach e Ben Bigalke. Christian Theisen conduziu uma pesquisa sobre a visualização de redes nas Humanidades Digitais.
A conceção da rede e os detalhes da sua implementação foram desenvolvidos em equipa.
Colónia, Lisboa e Würzburg, 2017. A rede foi actualizada em 2023.