- diplomatic transcription
- first version
- last version
“O GÉNIO PORTUGUÊS”
GRANDE BIBLIOTECA DE CULTURA NACIONALISTA
TÓPICOS DO PLANO DE EDIÇÃO
I ― Caracter e fins da obra
A NEOGRAVURA, LTD. vai organizar, editar e executar uma obra de
pro-
porções monumentais, destinada a fixar, divulgar e consagrar
pela pala-
vra escrita e pela imagem gráfica as manifestações mais
representati-
vas da actividade espiritual e mental da raça. Essa
obra, subordinada
á epigrafe geral de “O GÉNIO PORTUGUÊS” aspira a focar, no
seu prossegu-
imento, o maior número possivel dos temas que a sua
epigrafe envolve e
sugere: – criação artistica e literária; acontecimentos e
vultos da His-
tória etc. – de molde a constituir, no seu todo, uma
espécie de inventário
da nossa riqueza espiritual através do tempo e do
espaço.
II ― Forma de publicação
Séries de grossos volumes, cada uma destas séries consagradas a um
dos
sectores da nossa actividade criacional. Cada um destes volumes
se-
rá publicado em 10 ou 12 fasciculos mensais, cuja assignatura se
abri-
rá em especial para cada volume.
III ― Apresentação gráfica
Luxuosa, dentro da sobriedade artistica das edições de grande classe.
Cada
fasciculo, com as dimensões aproximadas de , conterá 34 pá-
ginas, – 16 de
texto impresso a duas côres e as restantes de documentá-
rio
iconográfico, a heliogravura, tricromia e off-sett.
IV ― Primeira série de volumes a publicar
Será consagrada ás Belas Artes
PRIMEIRO VOLUME
OS MESTRES E AS OBRAS-PRIMAS
da
P I N T U R A
SEGUNDO VOLUME
OS MESTRES E AS OBRAS-PRIMAS
da
E S C U L T U R A
TERCEIRO VOLUME
OS MESTRES E AS OBRAS-PRIMAS
da
ARQUITETURA E ARTES DECORATIVAS
V ― Direcção critica e gráfica desta série:
Exercidas, respectivamente, por um critico de Arte, a escolher e pela
NEOGRAVURA, LTD.
VI ― Assunto de cada fasciculo
Uma época, escola, grupo de autores ou autores isolados, que, pela
gran-
deza ou influência da sua obra, representem o escol de cada uma
das artes
plásticas focadas. Exemplo: –
FASCICULOS DO I VOL.
OS PRIMITIVOS
GRÃO VASCO
NUNO GONÇALVES
Et. etc – até ao nosso tempo.
VII ― O texto de cada fasciculo
Será entregue a um critico de Arte de renome e que, pela sua
es-
pecialização, esteja indicado para esse efeito. Como já se disse,
ocu
pará 16 páginas e deve obedecer aos intuitos de divulgação cultural
que caracterizam a obra, fugindo, assim quanto possível á erudição
tec-
nica, ser escrito em linguagem acessivel e prender os leitores
pelo
interesse vivo e animado na noticia biográfica sobre a vida dos
auto-
res.
Sendo possivel, far-se ha no fim de cada fasciculo um resumo em
linguas
estrangeiras de cada monografia.
VIII ― Ilustrações
Essencialmente iconográfica, esta obra procurará comportar o
maior número de
reproduções das obras-primas de cada escola, época ou
autor, quer integradas
no texto, quer impressas em extra-textos, um dos
quais será em heliogravuras,
em página dupla. As reproduções, a uma ou
mais cores, serão escrupulosamente
executadas sobre fotografias já exis-
tentes ou a mandar executar
para esse fim. A direcção da parte icono-
gráfica da edição não
deverá nunca esquecer que ela se destina, aci-
ma de tudo, a ser um
documentário perfeito da produção artistica nacio
nal.
IX ― Tiragem
Limitada ao número de assinaturas obtidas préviamente. Compromis
so de se
completar a obra, e de não repetir a edição, o que muito a
va-
lorizará bibliográficamente.
X-Preço de cada fasciculo
Por assinatura |
15:00 |
Avulso |
20:00 |
Assinatura adeantada do vol. I | 50:00 |
IX ― Defesa comercial da edição
Segundo os calculos feitos, será necessária uma assinatura de
1:000
exemplares para cobrir as despesas do seu custo. Prevê-se, como
possivel, que
esta assinatura se eleve pelo menos a 2:000, o que repre
sentará um lucro
compemsador. Para assegurar este resultado, impõe-se:
I.-Uma larga lançagem dum numero de propaganda para a colheita de
assi
nantes.
2-Publicidade intensiva. Esta deverá procurar-se junto dum diário de
grande
circulação, por meio de contracto especial, que poderá ir até
á modalidade de
uma comparticipação de lucros.
3-Patrocinio do S. P. N.
e doutros organismos oficiais de indole cultu-
ral,
tradusido na fixação de determinados grupos de assinaturas para
entidades
oficiais, como Comissões de turismo, Museus, estabelecimentos
de Ensino, etc.
etc.
Lista datilografada.